sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Raphaela N. C. Rezende - A abordagem empírico-experimental ou “da persuasão” no Natal Bauducco :)

A abordagem empírico-experimental ou “da persuasão”.

            Ao falar sobre esse estudo da mídia é preciso definir alguns de seus pontos. O primeiro é que a abordagem da persuasão conduz ao abandono da TH. Ambas se desenvolvem a partir dos anos 40 e isso também torna difícil diferenciar qual foi sua contribuição.
            Em segundo lugar o quão difícil é esgotar a explicação dos estudos psicológicos experimentais, pois ele é muito fragmentado e possui muitas micro pesquisas cujo resultado contrastam com outras pesquisas da mesma hipótese.
            Em terceiro, constitui um setor ”autônomo” da communication research, que com base na insistência psicológica elaborou uma identidade psicológica aos poucos.
             A teoria do meio de comunicação de massa resultando do estudo psicológico experimental consiste na revisão do processo de comunicação, com uma relação de estimulo e resposta. A abordagem não é global em todo universo de mídia mas é direcionada para estudar a eficácia da persuasão. As mensagens de mídia possuem uma característica única do estimulo que interagem de jeitos diferentes com a personalidade de cada individuo que compõem o publico.
            Do mesmo modo que ocorreu muitas vezes na communication research a constante citação de poucas pesquisas transformou os resultados em certezas e em leis rígidas.
            A interpretação da mensagem recebida pelo individuo pode mudar completamente o significado da mesma. O individuo seleciona subconscientemente o que quer e vai entender com a mensagem que lhe é passada; Um exemplo de mecanismo referente a essa “percepção” seletiva é chamado de efeito de assimilação ou contraste. Que pode ser quando o publico capta as opiniões expostas na mensagem mais próximas do que suas verdades realmente são.
            Para dar uma idéia sintética de certos tipos de pesquisa se focam em 4 fatores da mensagem que é passada: a credibilidade da fonte,a ordem das argumentações, o caráter exaustivo das argumentações e a explicitação das conclusões.
            Todos os estudos sobre essa abordagem de persuasão ressaltam que a eficácia da estrutura da mensagem muda conforme a característica dos receptores da mensagem.        Confrontada com a teoria hipodérmica, a teoria de mídia reformula a capacidade dos meios de comunicação de manipular o publico. A mídia pode obter influencia e exercitar a persuasão. A influencia e a persuasão fazem com que fiquemos atentos ao publico e as características psicológicas. A persuasão age por intermédio de percursos complicados, mas as comunicações de massa a exercitam.


Exemplo:

Comercial “Natal bauducco 2011 – Longe”:





Crianças são influenciadas a “comprar” o chocotone bauducco para dá-lo de presente a alguém que não veem a muito tempo, no caso da propaganda a menina leva para sua antiga boneca. Isso estimula a criança a ver o chocotone não como um simples alimento e sim como um “Presente de natal”.
            Além disto as embalagens também são um estimulo a esse desejo infantil que além de querer presentes no natal, querem doces.

Embalagem chocotone 2011:


A bauducco ainda lançou uma linha de pequenos brinquedos natalinos como um “mimo” em suas latas de panetone e chocotone. Um pequeno “estimulo” para que as crianças ajudem seus pais na escolha do panetone que ira a mesa neste natal.



São sutis estímulos para o desejo infantil, que é muito usado nesta época do ano.
Sem notar a criança é induzida pelo desejo de obter o brinquedinho e a satisfazer sua vontade de algo doce (chocotone). São pequenos exemplos da teoria da empírico-experimental ou da “persuasão” presentes no ‘Natal Bauducco’.

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