sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Adriana - Teoria Culturológica

A teoria: surgiu na década de 60 e aborda produto da industria cultural e relaciona o consumidor com o objeto de consumo.
Seus sociólogos possuíam uma percepção diferente da desenvolvida pelos Frankfurtanos, afinal para os culturologistas os produtos da industria cultural faziam parte do dia-a-dia do homem moderno, a teoria culturológica contrasta com a teoria critica, Edgar Morin não vê a teoria cultural como um sistema harmonioso construído do alto para manipular os homens, a cultura de massa é uma cultura que se caracteriza por ser policultural.
A cultura de massa muitas vezes tem seu preço, ela corrompe e desagrega as outras culturas.
Ela atende a uma demanda dupla, por um lado ela cumpre a padronização industrial exigida pela produção artística, por outro corresponde à exigência de individualização do espectador, os produtos da mídia transitam entre o real e o imaginário, criando fantasias como fatos reais e transmitindo fatos reais como fantasias.


Relação entre Teoria Culturológica e Bauduco: O panetone originalmente surgiu na Itália, na cidade de Milão, no séc XV, aqui no Brasil as famílias têm o costume de se deliciar com panetones e chocotones no mês de dezembro, época de natal onde a família tende a ficar mais próxima e dividir as coisas, como o panetone.
Bom é ai que eu pergunto quem nunca teve em casa no final do ano no mínimo um panetone da “tão conhecida” Bauduco para ser dividido entre todos, ou que nem seja para ser dividido e sim pelo simples brinquedo que as crianças adoram ou até mesmo em muitos casos por aquelas lindas latas que as mães adoram para encher de coisas dentro.
Na mídia a Bauduco é a marca mais divulgada no natal, de maior sucesso, é como uma tradição passada de pai para filho com nos é mostrado no comercial.
Por fim podemos dizer que a ligação da Teoria Culturológica e a Bauduco está no simples fato da forma da mídia influenciar a compra do produto mostrando que ele proporciona uma alegria maior a família e pode supostamente deixar os filhos mais felizes, de acordo com a mídia toda a felicidade será proporcionada pelo simples fato da compra e consumo do produto Bauduco.





A mídia consegue criar uma ilusão tão grande na vida das pessoas que elas acham que aqui lo foi feito unicamente para elas e que necessitam daquilo para serem felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário