sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

João Marcos Ferreira - Teoria Hipodérmica

Teoria Hipodérmica
Primeiro modelo de Teoria da Comunicação.
Também conhecida como teoria da bala mágica.
Cada elemento do público, ou seja, cada elemento da comunidade de massa é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
A Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria.Mensagem - público - ação
Estímulo  <----->  Resposta
Veja:

Ao analisarmos essa propaganda, percebemos que o anuncio não conta com vantagens do produto e nem com valores. Os apliques (luzes pisca-pisca no lugar onde se encontram  as "frutinhas" do Panettone) por si, se encarregam de passar a mensagem, e essa não corre o risco de ruídos, ou seja, o publico não oferece resistência e simplesmente compra o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário