sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vanessa Sales – Teoria Crítica

A Teoria Crítica (Escola de Frankfurt) tem como ponto de partida a análise do sistema da economia de troca (desemprego, crises econômicas, terrorismo, militarismo, etc.), dessa forma, torna-se a “teoria da sociedade” entendida como um todo. Esta teoria pretende compreender o sentido dos fenômenos estruturais da sociedade contemporânea, o capitalismo e a industrialização.
Surge também nessa época de críticas, a Indústria Cultural.
“A novidade que esta oferece continuamente é apenas a representação, em formas diferentes, de algo igual.” (Adorno)
O indivíduo nessa era não decide mais autonomamente; nesse momento, os conflitos entre impulsos e consciência são resolvidos com os valores impostos à sociedade.
“O homem encontra-se entregue a uma sociedade que o manipula como bem entende.” (Adorno)
A individualidade é substituída pela pseudo-individualidade;
Os ideais de conformismo eram ligados aos romances populares;
“A influência da indústria cultural leva à alteração da própria individualidade.” (Adorno)
“O espectador, mediante ao material que observa, é continuamente colocado na condição de assimilar ordens, prescrições e proscrições sem saber.” (Teoria da Comunicação em Massa - Mauro Wolf)
Dessa forma, é possível perceber que, segundo a Teoria Crítica, as propagandas da Bauduco são nada mais, nada menos, que mais do mesmo, fazendo com que as pessoas vejam toda a história do panetone/ chocotone, se emocione, e deseje isso para sua vida, “grande felicidade em dar um presente a quem não se vê faz muito tempo”.
CAPITALISMO EXPLÍCITO E DESCARADO!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário